Obra Comentada

Livros Individuais e Coletivos

CARDOSO, Ciro F. S., OLIVEIRA, Haydee (org.) – Tempo e espaço no Antigo Egito. Niterói, RJ, PPGH Editora, 2011.

Primeiro e único livro coletivo do Laboratório de Estudos Egiptológicos, antigo GEEMaat. A ideia foi reunir sob a temática tempo e espaço textos sobre o antigo Egito.


CARDOSO, Ciro F. S.Um historiador fala de teoria e metodologia: ensaios. Bauru, SP, EDUSC, 2005.

Este livro reúne diversos ensaios escritos por Ciro Cardoso em épocas distintas, mas que se concentram no debate por ele travado com a "Nova História Cultural" e as tendências "pós-modernas". Trata-se de um livro que resume a fase final da carreira do professor Ciro no que diz respeito ao seu engajamento teórico e produção intelectual. Os ensaios deste livro resumem as posturas téorico-metodológicas de seus últimos trabalhos sobre temas e recortes variados, incluindo o Egito antigo, assim como suas orientações aos trabalhos de seus últimos orientandos.


CARDOSO, Ciro F. S.Sociedades do Antigo Oriente Próximo. São Paulo, Ática, 1986. (Série Princípios nº 47)

Uma nova forma de compreender o "Modo de Produção Asiático" é exemplificado neste pequeno livros que trata dos Modos de Produção Doméstico e Modo de Produção Palatino mostrando como eles ocorrem nas sociedades do Egito Faraônico e da Baixa Mesopotâmica.


CARDOSO, Ciro F. S.A Cidade-Estado Antiga. São Paulo, Ática, 1985. (Série Princípios nº 39)

Este e vários outros pequenos livros do Professor Ciro Cardoso tem a intenção de suprir a falta de textos acadêmicos atualizados em português que possa ser usados em sala de aula nas universidade. Ao apresentar os assuntos de forma didática e sucinta, os livros, sempre acompanhados de bibliografia comentada e vocabulário crítico, permite que o interessado vá em busca de outras fontes de aprendizado. Este texto foi escrito a partir da sistematização para aulas proferidas na Universidade Federal Fluminese.


CARDOSO, Ciro F. S.O Egito Antigo. São Paulo, Brasiliense, 1982. (Tudo é Historia nº 36)

Pequeno texto introdutório ao Egito Antigo.


CARDOSO, Ciro F. S.América pré-colombiana. São Paulo, Brasiliense, 1981. (Tudo é História nº 16)

Uma ótima introdução aos estudos da América pré-colombiana. O texto feito para suprir a carência de livros em português oferece uma leitura fácil com sérias reflexões a respeito do assunto. O livro tem indicações para mais leituras sobre o assunto.


CARDOSO, Ciro F. S.Introducción al trabajo de la investigación histórica. Barcelona, Critica, Grupo Editorial Grijalbo, 1981. (Estudios y Ensayos nº 76)

Tem a intenção de ser um manual complementar ao "Os Métodos da História" visando o público de estudantes de História. O texto indica os caminhos de uma pesquisa história levando em consideração as formas de abordagem e organização de objetos e temáticas.


CARDOSO, Ciro F. S.Uma introdução à História. São Paulo, Brasiliense, 1981. (Primeiros Vôos nº 2)

Fala sobre a História como ciência explicitando seus métodos. Têm um ótimo capítulo que apresenta passo-a-passo a conscrução de um projeto de pesquisa.


Artigos, Capítulos etc.

CARDOSO, Ciro F. S. – "Tempo e espaço no antigo Egito: sua fundamentação mítica sob o Reino Novo". in: CARDOSO, Ciro F. S., OLIVEIRA, Haydee (org.) – Tempo e espaço no Antigo Egito. Niterói, RJ, PPGH Editora, 2011 pp. 59-92.

O artigo estuda as modalidades temporais e espaciais presentes, no tocante ao antigo Egito (ênfase no Reino Novo) no mundo dos vivos e no Além imaginado para os mortos. Os argumentos a respeito enfatizam o aspecto espacial e se voltam para a refutação da noção bastante corrente de que a visão de mundo egípcia fosse essencialmente temporal, sem que a espacialidade tivesse definições explícitas.


CARDOSO, Ciro F. S. – "O Relatório de Unamon". in: Laboratório de Historia Antiga [LHIA - UFRJ] – Phoînix. Rio de Janeiro, 7Letras, 2000, vol. VI, pp. 106-135.

Este artigo contém uma tradução de um texto egípcio, "O relatório de Unamon", e sua análise. Este documento é muito importante por pelo menos três razões. Ele tem alto valor literário, usando adequadamente a língua egípcia tardia do Novo Reinado; é a única fonte primária escrita sobrevivente sobre os intercâmbios entre Egito e Ásia Ocidental no século XI a.C.; e finalmente, nele, pela primeira vez em um texto egípcio, as opiniões dos estrangeiros, mesmo quando se opõem àquelas defendidas pelos egípcios, são escritas.


CARDOSO, Ciro F. S. – "Escravidão antiga e moderna". in: História - UFF (Depto e PPG) – Tempo. Niterói, RJ, 7Letras, 1998, vol. 3 nº 6 Dezembro, pp. 9-18.

Mesa Redonda no II Encontro de História da UFF - Sociedade e escravidão: debate das interpretação de 29 a 31 de outubro de 1997. A mesa redonda foir formada pelos professores: Ciro Flamarion Cardoso (coordenador), Marcelo Rede e Sônia Regina Rebel de Araújo.


CARDOSO, Ciro F. S. – "No Limiar do Século XXI". in: História - UFF (Depto e PPG) – Tempo. Niterói, RJ, 7Letras, 1996, vol. 1 nº 2 Abril, pp. 7-30.

Este artigo reproduz, com algumas modificações e a introdução de notas de referência, a aula inaugural do primeiro semestre letivo, proferida na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, em Nova Friburgo (RJ), em 28 de março de 1996. [Nota de pé de página no artigo]


CARDOSO, Ciro F. S. – "Iconografia e História". in: Centro de Memória - UNICAMP – Resgate. São Paulo, Papirus, 1990, vol. 1, pp. 9-17.

Texto sobre a possibilidade do uso de fontes iconográficas em História e as formas mais comuns de utilização.